CORONAVÍRUS: Restinga Sêca confirma um caso positivo para Covid19

Saiba como estão sendo monitorados casos suspeitos e aplicadas as testagens no município

Nesta quinta-feira, 7, foi confirmado o primeiro caso de contaminação pela Covid19 em Restinga Sêca. A pessoa, é pertencente ao grupo de risco, está internada em Santa Maria em estado estável. Todas as medidas de segurança foram tomadas. Os familiares estão isolados e sendo monitorados.

Na última semana a Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma remessa de testes rápidos para a Covid19. Alguns testes foram disponibilizados pelo Estado, através 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, e outros comprados com recursos próprios do município, porém não em quantidade suficiente para testagem em todos os casos de síndrome gripal.

COMO ESTÃO SENDO REALIZADOS OS TESTES? QUEM ESTÁ SENDO TESTADO?
Os testes vindos do Estado seguem um protocolo, que é a testagem de profissionais da saúde e das forças de segurança que apresentem sintomas ou tenham sido expostos ao contágio, ou seja, estiveram com alguém que foi contaminado; pessoas que apresentem síndrome gripal e residam no mesmo domicílio que um profissional de saúde ou segurança em atividade; pessoas acima de 60 anos com sintomas.
Os testes adquiridos pelo Município seguem um protocolo elaborado pelos profissionais da saúde, que devem incluir pessoas em condições de risco que apresentem sintomas; indivíduo que teve contado com caso positivado em outro município; população com outros riscos, identificados em avaliação médica, atendidos pelo SUS.

QUEM ESTÁ EM ISOLAMENTO E SENDO MONITORADO?
O paciente que procurar atendimento nas Unidades de Saúde do Município e apresentar quaisquer sintomas de gripe, a chamada “Síndrome Gripal”, é considerado caso em monitoramento, sendo ele acompanhado pela Unidade de Saúde que o atendeu, durante 14 dias.

IMPORTANTE: POSTO DE SAÚDE CENTRAL TEM TURNO ESTENDIDO EXCLUSIVO PARA CASOS DE SÍNDROME GRIPAL
O Posto de Saúde Central tem atendimento das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, EXCLUSIVAMENTE para atender casos com sintomas gripais. A Secretaria Municipal de Saúde pede que as pessoas que estiverem com sintomas de gripe, vão neste horário ao Posto Central, evitando ir ao Pronto Atendimento, que ficará responsável pelo atendimento de outros casos de urgência e emergência.
“A ideia é concentrar os casos que apresentarem sintomas de gripe no Posto de Saúde Central, tanto para um atendimento mais direto e especifico, quanto para evitar que essa pessoa, caso esteja contaminada pela Covid19, circule em outros locais, como o PA, por exemplo”, destacou a secretária de Saúde, Jocelaine Brauner.

USO DE MÁSCARA
O uso da máscara de proteção é obrigatório em ambiente com circulação de pessoas, público ou privado.
O uso correto: ajustada ao rosto, cobrindo nariz e boca. Lavar após o uso, esterilizando-a. A indicação geral é usar água sanitária ou sabão na lavagem, após seca, passar com ferro e guardar em sacos plásticos para evitar contaminação pelo ambiente externo.

Obs.: Boletim Epidemiológico será divulgado de acordo com mudanças nos quadros ou novas notificações, caso mantenham-se os dados, mantém-se o boletim.