FINAL DE SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER

No último final de semana, dia 19 e 20 de outubro, a Secretaria de Saúde realizou diversas ações pelo município relacionadas ao Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientização e alertar mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Na sexta-feira, cerca de 100 mulheres estiveram na Câmara de Vereadores, participando da ação intitulada “Outubro Rosa pra Elas”, onde foram desenvolvidas das atividades e palestra da Coach, Ione Camelo, que decorreu sobre motivação pessoal. No sábado, as Unidades de Saúde, Posto Central, ESF Urbano e ESF Rural receberam cerca de 235 pessoas. Dentre as ações propostas foram efetuados exames clínicos de mamas, orientações sobre o câncer de mama, pescaria com informações sobre o outubro rosa, distribuições de chás, orientações odontologia, avaliação de saúde como pressão arterial, teste de glicose, cálculo do Índice IMC, participação da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), exames preventivos, testes rápidos de hepatite e HIV, massagem relaxante e cuidados com a beleza.

Durante o mês, o Hospital de Caridade São Francisco também disponibilizou exames de ultrassom de mamas, contemplando 85 mulheres.