HCSF passa a ofertar endo e colonoscopia

Na manhã desta terça-feira, 17, a administração municipal participou do ato inaugural dos serviços de endoscopia e colonoscopia do Hospital de Caridade São Francisco.

A cerimônia ocorreu em frente ao novo espaço, contando com a presença do Vice-Prefeito, Vilmar Foletto e do Secretário da Saúde e Coordenador da intervenção municipal na entidade, Norton Soares. Além deles, o Gestor-Presidente da unidade, Matheus Ferrari. A inauguração foi celebrada por todos, destacando a importância da oferta do novo serviço à comunidade de Restinga Sêca.

O Vice-Prefeito Vilmar Foletto salientou a modernidade do espaço, que conta com equipamentos modernos para atender à população e suprir uma demanda antiga, que exigia o deslocamento para outras cidades da região, que também prestam o serviço. Na oportunidade, o Secretário Norton também fez suas considerações sobre as novas instalações do hospital, referenciando também às obras do bloco cirúrgico e pronto atendimento, que receberam aporte do Estado, em 2022.

Dentre as autoridades presentes, estiveram o gestor do Hospital São Roque, de Faxinal do Soturno, Flavio Stona; Tiago Sulzbach, representando a Sulzbach Médicos e os médicos Edmundo Reategui e Edmundo Navarro, responsáveis pelo atendimento no local; os vereadores Abel Oliveira e Altamir Noro; o Ex-Prefeito de Restinga Sêca, Tarcizo Bolzan; o Engenheiro responsável pela obra, Fabiano Missau, dentre outros. Antes do descerramento da placa, o pastor Etuino Kohls realizou uma benção ecumênica, para proteção e sucesso dos profissionais e pacientes.

Após o descerramento da placa e da fita inaugural, o Dr. Edmundo Navarro apresentou o passo a passo do atendimento aos pacientes no espaço, iniciando pela triagem, passando pela aparelhagem e chegando à sala de recuperação. O primeiro paciente a receber atendimento no local foi Everton Garcia Rodrigues, morador da Vila Pelizaro.