Município inaugura novas instalações do CRAS

Na tarde desta segunda-feira, 10, foi inaugurada a nova sede do Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS. A Casa das Famílias, como é popularmente conhecida, ganhou prédio próprio para atender a população em vulnerabilidade social. O espaço fica na Rua Padre Aparício de Oliveira, fundos do Horto Municipal.

O novo prédio conta com seis salas, entre recepção, sala de atendimento do Bolsa Família, copa, sala das técnicas, coordenação e sala multifuncional, além de quatro banheiros. O recurso para construção do novo CRAS é proveniente de emenda parlamentar do Deputado Federal Osmar Terra com contrapartida do município.

A obra foi iniciada em 16 de abril de 2019 e a empresa ganhadora da licitação foi a Construtora Agudense Ltda. O valor total foi de R$ 308.620,00, sendo Repasse do Governo Federal R$ 308.264,11 e  R$ 355,89 de contrapartida do município.

Os atendimentos ainda continuam durante o período de Pandemia, sendo realizados no CREAS, na Rua Nossa Senhora do Calvário, em frente a Secretaria de Saúde,  mediante força-tarefa. O CRAS volta ao funcionamento normal assim que o período de calamidade pública passar.

Equipe: o CRAS conta hoje com uma psicóloga, um assistente social, uma gestora de programas sociais, dois orientadores sociais, uma serviços gerais, um motorista, uma estagiária e a diretora de programas sociais.

Durante a cerimônia, todos os presentes respeitaram o distanciamento, fizeram o uso de máscara e os equipamentos compartilhados foram esterilizados.

O pastor Isaias Rodrigues, no Ministério Casa de Oração, deu a benção ao novo local. Em seguida as autoridades presentes fizerem o uso da palavra.

“Estamos felizes em poder entregar esse espaço à comunidade, com uma boa infraestrutura, onde as famílias poderão buscar seu atendimento e sua acolhida. Estamos trabalhando constantemente para que tenhamos bons serviços, de qualidade e locais adequados para atender quem mais precisa”, destacou o prefeito, Paulo Ricardo Salerno.

Estavam presentes na inauguração do espaço, o prefeito municipal, Paulo Ricardo Salerno; o vice-prefeito, Vilmar João Foletto; a secretária de Assistência Social e Habitação, Sonia Pohlmann Bolzan; a diretora-geral de Programas Sociais, Silvia Maria da Rosa Mohr; os vereadores, Tiago Cantarelli; Norton Soares e José Solon da Silva; o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Claudio Roberto Possebon; o ex-prefeito Tarcizo Bolzan, representando o Dep. Federal Osmar Terra; Representantes da sociedade civil; Equipe do CRAS e da Secretaria de Assistência Social e Habitação.