Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

A equipe da Estratégia da Saúde da família - Urbana, juntamente com a Vigilância Ambiental em Saúde e moradores voluntários do bairro São Luiz realizaram uma ação no dia, 8 de fevereiro, no Cemitério Municipal. O objetivo foi de inspecionar possíveis focos de mosquito do Aedes Aegypti e eliminar potenciais criadouros, que possibilitem a proliferação da espécie.

Foram inspecionados 3.236 depósitos (vasos, pratinhos, potes, floreiras, garrafas, latas e sacos plásticos) e coletado larvas que foram encaminhadas ao laboratório para análise. Além da inspeção foram coletados 10 sacos de lixo de 100 litros, de entulhos que poderiam armazenar água e se transformar em focos para o mosquito. O entulho recolhido foi encaminhado ao transbordo municipal por se tratar de matérias recicláveis.

Segundo a secretária de saúde, Jocelaine Brauner, o município tem índice zero de contaminação, isso se dá pelo trabalho desempenhado pelos profissionais com ações de monitoramento e prevenção.

É muito importante que a população faça sua parte em relação aos cuidados com possíveis criadouros do mosquito, é um trabalho em conjunto, Poder Público e população. A prevenção é a melhor alternativa.