Para tratar de recursos, Equipe Municipal visita SEAPDR

No dia 28 de julho, a equipe de Restinga Sêca foi recebida em Porto Alegre pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), visando buscar informações sobre o repasse de verbas oriundas da consulta popular e também a liberação de recursos através do Programa Avançar RS na Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Na oportunidade, o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Claudio Roberto Possebon, o Supervisor de Captação de Recursos e Projetos Andrey Bisognin Guidetti e o Extensionista Rural da Emater de Restinga Sêca Luiz João Pettine verificaram, junto à equipe da SEAPDR, a questão referente à liberação de recursos para construção de dois poços artesianos, 15 microaçudes e 3 cisternas para o município de Restinga Sêca. O objetivo é beneficiar famílias do interior do município, estas atingidas pela escassez de chuvas nos períodos de seca, especialmente no início do ano.

Em fevereiro deste ano, Restinga Sêca teve situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, em razão da estiagem, que começou ainda em 2021. A abertura dos poços artesianos e a construção de microaçudes e cisternas auxiliará na manutenção das pequenas propriedades rurais, evitando perdas nas lavouras, na criação de gado e a falta de água para uso doméstico diário. A construção ou ampliação da rede de distribuição de água se dará em contrapartida ao recurso dos poços artesianos.

A equipe municipal de Restinga Sêca, liderada pelo Secretário Municipal Claudio Roberto Possebon, agradeceu a oportunidade da reunião com a SEAPDR e ressaltou a importância da água às propriedades rurais, em especial as propriedades da agricultura familiar e também deixou os parabéns aos produtores pela passagem do Dia do Agricultor, ocorrido no dia 28, pela sua importância em “trabalhar arduamente no campo para produzir nosso alimento de cada dia”, afirma.