Prefeito Participa de Congresso da FAMURS que Debate Mais Autonomia para os Municípios

Reunião com o secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen, sobre as estradas da região

Nos dias 5 e 6 de julho ocorreu em Porto Alegre, o 37ª Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. O evento promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) teve como tema “Mais Brasil, menos Brasília”. A edição deste ano abordou a defesa por mais autonomia das cidades e de uma maior transferência de recursos da União para as prefeituras, com o intuito de tornar a gestão pública local mais eficaz. A atividade marcou a posse da nova diretoria da Federação, composta pelo novo presidente da entidade, o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias.

Durante as atividades em Porto Alegre, o prefeito Paulinho Salerno, junto de outros prefeitos da região, se reuniu com o secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen. No encontro foi debatida a necessidade de melhorias nas rodovias da região, entre elas a Ponte das Tunas, que liga Restinga Sêca a Formigueiro e sobre as lombadas eletrônicas.

Seguindo a agenda, Paulinho esteve no Hotel Plaza São Rafael, em reunião promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na oportunidade foi apresentado para os gestores municipais o Programa Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional. O objetivo do programa é disponibilizar para os estados a metodologia LIDER para a mobilização, qualificação e integração de lideranças regionais para a elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento.

Conforme o prefeito Paulinho Salerno, o evento foi importante para debater as ações da Famurs e dos municípios para melhorar suas receitas e aplicar melhor os recursos públicos. Também, para discutir o Pacto Federativo e a melhor distribuição dos recursos do país.