Prefeito Visita Empresa que Contribui com Destinação de Pneus Inservíveis

No mês de março o prefeito, Paulo Salerno, acompanhado do vice-prefeito, Vilmar João Foletto, do secretário de Administração, João Irajá, do secretário de Obras, Luiz Gustavo e os representantes do legislativo, vereadores Norton Soares e Tiago Cantarelli estiveram visitando a empresa Ecotires para conhecer o trabalho realizado no reaproveitamento do material de pneus inservíveis na criação de produtos inovadores.

A empresa, localizada em Faxinal do Soturno, tritura por dia cerca de 30 toneladas em pneus que são transformados em materiais como sucata de aço, que é fardado e vendido, negro de fumo aplicado na fabricação de graxas para sapato, resistência e durabilidade da borracha, pigmentação, tonners para impressoras e fotocopiadoras e o pó de borracha que serve na criação de tapetes que podem ser utilizados como piso para praças de recreação, creches e demais locais.

A destinação dos pneus inservíveis vai muito além da limpeza do meio ambiente. Ela consiste também em colaborar na saúde pública. Em Restinga Sêca, a Ecotires já recolheu cerca de 30 toneladas de pneus. Em números isso significa mais de 4000 pneus de automóveis. As coletas, que ocorriam em apenas alguns estabelecimentos, passaram neste ano a todos os locais do município. Depositados em locais inadequados, os pneus inservíveis acabam se tornando um criadouro de mosquitos, colaborando na disseminação da dengue.