RESTINGA SÊCA "DOBRA" ARRECADAÇÃO NA CONSULTA POPULAR

Criada no Estado em 1998, através da Lei nº 11.179, a Consulta Popular destina aos municípios, através do voto dos cidadãos, valores para serem aplicados em diferentes áreas. Em reunião que definiu os valores deste ano, Restinga Sêca conseguiu duplicar a arrecadação de recursos em relação a 2017. No total foram conquistados 448.132,40 mil reais, 244.703,40 mil a mais que no ano anterior (203.429,00 mil reais em 2017) e onze vezes a mais que no ano de 2016, onde o valor ficou em 50 mil reais.

Dentre as cidades que correspondem ao COREDE Jacuí Centro, Restinga Sêca foi a terceira que mais arrecadou, ficando atrás de Cachoeira do Sul e São Sepé, ambos com maior número de habitantes.

Dos recursos, 379 mil devem ser usados na infraestrutura e equipamentos turísticos e 68 mil no programa de apoio e ampliação da infraestrutura rural. Conforme a Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, o valor será aplicado na recuperação do prédio Miguel de Patta, antiga Prefeitura Municipal. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, a utilização do valor conquistado para a área será debatida com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (COMDAGRO) e aplicada conforme sua decisão.