Seminário Estadual do SUSAF Debateu Sobre os Efeitos do Programa nos Municípios

Há três anos implantado no município de Restinga Sêca, o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), realizou o primeiro Seminário Estadual desde a criação do programa, no dia 19 de julho. O evento ocorreu no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa.

Proprietários de oito agroindústrias localizadas em municípios, que aderiram ao Sistema, apresentaram uma avaliação dos resultados econômicos obtidos e das perspectivas abertas com a possibilidade de comercializarem seus produtos em todo o Estado. Atualmente 21 serviços de inspeção estão aderidos ao Sistema, totalizando 34 agroindústrias familiares cadastradas.

Durante o evento, foram montadas mesas de depoimentos das experiências com o SUSAF-RS, depoimentos de representantes de agroindústrias que aderiram ao Sistema, manifestação de médicos veterinários que trabalham nos serviços de inspeção municipal, além da apresentação de um passo a passo para adesão ao SUSAF, os desafios da capacitação e apoio aos municípios e a experiência da Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai.

Representando o município de Restinga Sêca, estiveram presentes o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Claudio Roberto Possebon, a médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Saline Santos, a Diretora agropecuária Emanuelle Vargas Alves, e os empresários das agroindústrias Doce Mel e Leite Nativo, Luciano Puppe e Clara Elisabeth Mozzaquatro.

A abertura do seminário contou com a presença do vice-governador, Beto Grill, que destacou a relevância do SUSAF-RS para a base produtiva do Rio Grande do Sul. “A Lei mostra sintonia com a agricultura familiar e proporcionará ferramentas para o crescimento econômico, sustentável e com inclusão social em nosso estado”, declarou Grill.
Em seu depoimento no evento, a médica veterinária, Saline Santos, ressaltou que ainda há preconceito com os serviços de inspeção municipais, mas que eles têm tanta capacidade técnica quanto seus equivalentes estadual e federal. “Estamos em permanente atualização, pois a legislação mudou, drasticamente, nos últimos dois anos e temos responsabilidade social, pois sabemos que as agroindústrias querem a tranquilidade para comercializar seus produtos nos municípios vizinhos sem serem criminalizadas”, afirmou Saline.

Proprietária da agroindústria Leite Nativo, a primeira micro usina do Rio Grande do Sul, com 24 anos de existência, Clara Elisabeth Mozzaquatro afirmou que a empresa não possuía alternativas de crescimento antes da implantação do sistema. “O SUSAF abriu nossas perspectivas, especialmente, porque passamos a fornecer leite para a merenda escolar de outros municípios da região”, comentou a empresária. O proprietário da agroindústria Doce Mel, Luciano Puppe, declarou que através do SUSAF sua agroindústria foi mais valorizada.

Segundo o secretário Estadual da Agricultura, Ernani Polo, o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte deve se expandir em breve no Estado. Cerca de 250 localidades já solicitaram adesão e aguardam liberação da Secretaria da Agricultura. Conforme explica, em breve será realizada a assinatura de cooperação técnica com a Emater para disponibilizar cerca de 70 técnicos para orientação e organização dos serviços municipais de inspeção.

Hoje, o sistema permite a comercialização de produtos de origem animal fora das fronteiras de seus municípios. Outras 208 localidades já solicitaram adesão ao Sistema.

Durante o evento o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Claudio Roberto Possebon, junto da diretora agropecuária, Emanuelle Vargas Alves, estiveram com o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado, Ernani Polo, conversando sobre o processo de adesão ao Programa Dissemina. Segundo Claudio, a estimativa é de que em breve seja assinado o convênio.

Informações: Agência ALRS
Texto: Roger Bolzan