Hórários de Expediente Clique aqui para ver
Rua Moisés Cantarelli, 368 Bairro Centro - CEP 97200-000

...uma vila que se chamava Restinga

No princípio Restinga foi terra que serviu de acolhida para imigrantes Portugueses, Italianos, Alemães e Austríacos. As famílias dessas etnias vieram para cá por vários motivos, dos quais podemos citar o sonho de liberdade e a fuga em tempos de guerra.
As terras de Restinga Sêca pertenciam ao município de Cachoeira do Sul, época em que era o 4º distrito desta cidade.

Jacuí
Contam os moradores que o Rio Jacuí, o qual deu nome ao vilarejo, teve um tempo em que era navegável. Suas águas eram portas de entrada e saída de todo um esquema comercial.
A linha ferroviária que passava por Jacuí, tornou esta localidade em um pólo de desenvolvimento. Construiu-se a estação ferroviária e em torno dela surgiu um povoado, que trabalhava em oficinas de trens, o que era meio de sustento de muitas famílias e gerava um grande movimento. A economia girava em torno da ferrovia. Foram construídas muitas casas, onde os funcionários da rede ferroviária se instalavam. Após uma briga particular entre o chefe da estação responsável pelas oficinas, com um funcionário, as mesmas foram transferidas de local. Por esse motivo e por outros considerados até mesmo “folclóricos”, a Vila Jacuí já não prosperava mais. Conta-se que em um só dia mudaram-se dali sessenta e duas famílias. As casas foram ficando abandonadas, as oficinas fecharam, e o movimento dessa região caiu drasticamente.
Ainda hoje restam deste lugar memórias daquela época, em prédios antigos como o da estação do trem e outras casas.

Três Vendas
Na área onde hoje fica Três Vendas e que antes era chamado de Vila São Miguel, instalou-se um alemão que veio para o Brasil com 18 anos de idade, chamado Teodoro Marquet. Teodoro trabalhava com uma grande casa de comércio. Seu estabelecimento vendia de tudo. Por ali passavam muitas carretas de boi, vindas de Nova Palma carregadas de dormentes, usados na construção da estrada férrea. Existiam olarias, serrarias e alambiques.

Várzea do Meio
Perto de Três Vendas, onde hoje se chama Várzea do Meio, também havia um povoado. Neste povoado funcionava uma casa de comércio pertencente a Valdemar Müller. Também existia uma ferraria de Roberto Rohde, uma pequena olaria, serraria, descascador de arroz e um engenho pertencente a Carlos Shalowisk. Todas as sacas de arroz produzidas por esse engenho eram transportadas pelo Rio Jacuí em embarcações chamadas “gasolinas”, através do Porto dos Macacos.

Colônia Borges
Em Colônia Borges, surgia a primeira cooperativa. As atividades eram a plantação de fumo de corda, feijão e milho.

Vila Rosa
Pelos arredores da Vila Restinga, existia um povoado e um campo de rosas... 
E por esse motivo Alexandre Cantarelli nomeou este lugar de Vila Rosa.
Esta vila de belo nome, tinha uma sociedade totalmente organizada. 
Possuía um clube chamado D. Pedro II, que promovia vários grupos de encontro, como a sociedade de tiro ao alvo e grupo de damas. Também promovia festas e bailes, o que integrava a comunidade. Em Vila Rosa foi criado um posto policial, tal era o movimento e a quantidade de moradores.

 Fonte: Jornal Tribuna de Restinga - edição de 25 de março de 2011

Deseja entrar em contato com a Prefeitura, clique no botão ao lado... Fale Conosco