Hórários de Expediente Clique aqui para ver
Rua Moisés Cantarelli, 368 Bairro Centro - CEP 97200-000

Com a construção da Estrada de Ferro Porto Alegre-Uruguaiana, em 1885, foi levantada à margem esquerda da Sanga da Restinga, uma caixa d’água.

Embora os trens tivessem obrigatoriamente que parar para serem abastecidos, os passageiros não deveriam desembarcar na parada da Caixa d’Água, nem suas mercadorias, somente em Arroio do Só, Estiva ou Jacuí, que já possuíam estação.

Nesta época algumas pessoas que viajavam de trem começaram a se organizar para reivindicar a construção de um estação ao lado da caixa d’água. O líder deste movimento foi o senhor Domingos Gonçalves Mostardeiro, que comprava mercadorias em Porto Alegre e precisava levá-las para Dona Francisca, onde possuía uma casa de comércio.

O movimento foi vitorioso e a estação foi construída e inaugurada em 1898, com o nome de Estação de Restinga Sêca.

A localidade de Caixa d’Água começou a ser chamada de Restinga Sêca, em função do distrito e da estação.

Em 1899, Domingos Gonçalves Mostardeiro se instalou ao lado da Estação com uma hospedaria.

A Estação da Viação Férrea foi o centro dinamizador da economia do Distrito e logo o povoado de Restinga Sêca começou a crescer e se desenvolver. Surgiram casas comerciais e pequenas indústrias, como Oficina Mecânica e Fundição, de Homrich e Cia, Casa Comercial, de Francisco Giuliani, Armazém Müller, de Eugênio Gentil Müller, Hotel Marcuci, Empório Comercial, de Luiz Magoga, Hotel Central, de Atílio Magoga, Clube Seco e assim a comunidade começou a se organizar.

Em 14 de setembro de 1922, o Sub Intendente Guilherme Krause, que servira ao Distrito durante 14 anos, se aposentou. Para ocupar seu lugar foi nomeado o Coronel Avelino Carvalho Bernardes que transferiu a Sub Intendência para o povoado de Restinga Sêca.

São Miguel foi a sede do Distrito durante 30 anos, continuava prosperando, mas a comunidade de Restinga Sêca, ligada aos outros municípios pelo transporte ferroviário, transformara-se num centro de desenvolvimento.

Em 31 de março de 1938, o povoado passou à categoria de vila e o 4º Distrito passou a caminhar para a sua estabilização.

Fonte: Jornal Tribuna de Restinga - edição de 25 de março de 2011

Deseja entrar em contato com a Prefeitura, clique no botão ao lado... Fale Conosco