PROJETO INSTITUCIONAL GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA (Registro 053416)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO
CENTRO DE CIÊNCIA SOCIAIS E HUMANAS
PROJETO INSTITUCIONAL GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA
(Registro 053416)
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM TEMPO DE PANDEMIA - ATIVIDADES JUNTO AS ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS VINCULADOS AO PROJETO INSTITUCIONAL
GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA
(Registro 054242)
RESUMO
A proposta de “Atividades não Presenciais”, numa perspectiva de Educação Patrimonial, partiu de inciativa do trabalho conjunto entre um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM) e com a maioria das Secretarias de Educação dos Municípios do CONDESUS-Quarta Colônia que estão vinculadas ao Projeto Geoparque Quarta Colônia. A partir de uma perspectiva de Educação Patrimonial enquanto uma política que norteia os pressupostos de uma educação que valoriza o sentido de pertencimento da comunidade ao seu local/região, tanto enquanto território integrado ao meio ambiente, a sociedade ali formada, a sua cultura e história, bem como visando uma educação que propícia uma consciência de responsabilidade para a preservação, para o desenvolvimento sustentável e inovador, organizamos uma proposta geral para ações, especialmente no período de isolamento social provocado pela Pandemia do COVID19. Nesse sentido, neste momento que vivemos uma realidade e experiência que não imaginávamos que fosse acontecer em pleno século XXI, nos motiva a pensarmos que a sociedade pós-pandemia, independentemente da região, não será a mesma. Muitas incertezas passam a fazer parte de nossas preocupações, mas ao mesmo tempo, aprendendo com a história de quem sofreu no passado grandes epidemias e guerras, a reconstrução se fundamentou muito na educação, na importância dos valores humanos construídos e solidificados com o tempo, que motivaram e deram sentido à vida em comunidade, a sua organização e planejamento conjunto. Para tanto, partindo das perspectivas do Projeto Geoparque e de suas ações no que tange a Educação Patrimonial, como também do Programa de Extensão Patrimônio Histórico, Memória, Educação e Preservação (Registro CCSH: 053499) que desenvolvemos desde 2015, junto a região da Quarta Colônia, propomos o presente projeto.Assim, sendo, o projeto visa colaborar com as Secretarias de Educação e/ou escolas municipais e/ou estaduais, visando a preservação da memória do presente e do passado, enquanto práticas norteadoras da aprendizagem nos diversos níveis do ensino e sua interação com a comunidade (âmbito familiar ou do grupo social em que os/as alunos/as convivem). Ou seja, uma prática que envolve escola e família/comunidade. Além disso, cada Município que aderir ou escola, definirá suas ações de acordo com sua realidade, projeto pedagógico e cronograma. Também estão previstos que os resultados destas atividades didáticas deverão ser preservados no acervo da escola e/ou do município; que se organize exposições dos trabalhos; que se divulgue no site da Secretaria e/ou nas redes sociais e/ou na Universidade e/ou CONDESUS, na perspectiva da Educação Patrimonial junto ao projeto Geoparque Quarta Colônia.
COORDENAÇÃO GERAL E EQUIPE GESTORA
Universidade Federal de Santa Maria:
-Profa. Dra. Maria Medianeira Padoin
-Prof. Dr. Flavi Lisboa Filho
-Acadêmico Sérgio Marques
-Acadêmico Higor Xavier Barbosa
-Servidoras, egressas(os) e alunas do Pós-graduação em Patrimônio Cultural
Secretarias de Educação dos Municípios de:
- Agudo
- Dona Francisca
- Faxinal do Soturno
- Ivorá
- Nova Palma
- Silveira Martins
- São João do Polêsine
- Restinga Sega
PÚBLICO ALVO
- Escolas das Redes Municipais e Estaduais;
- Gestores e docentes;
- Adultos, Crianças, Adolescentes e Idosos;
- Discentes do Ensino Básico, Ensino Superior e Pós-Graduação.
OBJETIVOS
-Incentivar práticas e a valorização da educação patrimonial em um momento de isolamento social a partir da área de Humanidades e nesta a História, em umdiálogo multidisciplinar em colaboração com as Secretarias Municipaise o Projeto Institucional Geoparque;
- Reservar a memória do presente por meio de atividadeseducativas;
- Promover o ensino e aprendizagem em época de isolamento social em que a História seja a motivação e o despertar para a valorização da história regional ede seu patrimônio como um todo;
- Desenvolvimento de ações do Projeto Institucional do Geoparque Quarta Colônia;
- Integrar Ensino Superior, Ensino Básico e formaçãocontinuada;
- Colaborar a partir da área de Humanidades no enfrentamento do período de isolamento social;
- Ação de Educação Patrimonial como auxilio no enfrentamentode época de isolamento social devido a pandemia do Covid-19;
- Promover o diálogo entre gerações, entre escola e universidade, entre escola, universidade e comunidade;
- Colaborar em levantamentode questões e dados para implantação de políticas públicas locais e regionais;
- Preservar a memória do presente e do passado dos indivíduos e da coletividade naconstrução do acervo histórico de cada município da região;
- Integrar graduação, pós-graduação, servidores e comunidade a partir da extensão;
- Valorizar as ações realizadas nas escolaspor meio da divulgação online, de publicação e exposição como ações de extensão de Educação Patrimonial no âmbito do Projeto Geoparque Quarta Colônia.
JUSTIFICATIVA
Pensando no Projeto Institucional Geoparque e nas ações de Educação Patrimonial que também perpassam os projetos pedagógicos e/ou os currículosescolares, e sendo da área de História, resolvemos, a partir de contatos com docentes(egressos da UFSM ou alunos de pós graduação) e secretárias de Educação, propor uma ação que congrega o registro atual do momento presente visando tanto a preservação das percepções, dostestemunhos de quem experimenta/vivencia a pandemia do COVID-19, como o levantamento das problemáticas enfrentadas e as soluções que a comunidade no seu âmbito doindividual, do pequeno grupo, da família vivencia. Além disso, e depois deste registro, uma segunda etapa em que se procura incentivar o registro e valorização damemória dos mais velhos que convivem neste espaço do privado (da família, do grupo social), utilizando-se de fontes fotográficas, documentais, registros orais e deimagem. Ou seja, promover também o diálogo, a participação e a valorização das relações humana entre as gerações. Assim, no âmbito de atividades com os alunos(as)e docentes propor ações/atividades específicas em que alunos(as) participem com os seus familiares ou grupo em que estão convivendo na produção da história presente e dahistória que parte da memória, construindo o registro de sua história, de seu grupo e assim de seu Município. Posteriormente, no período de retorno as atividadespresenciais, a organização de apresentações destes trabalhos, exposições e seleção de trabalhos para exposição em evento que agregue toda a Quarta Colônia, como oPalio Dia, por exemplo e/ou na JAI/UFSM/Extensão). Além disso, especialmente com a participação da área de Comunicação, possamos organizar divulgações online destas atividades e resultados. Para tanto, este é um projeto geral, como guarda-chuva, em que estão sendo agregados outros subprojetos, como por exemplo de alunas e alunos do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, que pertencem a região e possuem projetos que envolvem a Educação Patrimonial e o Geoparque. Alémdisso, cada Município que aderir ou Escola, definirá suas ações de acordo com sua realidade, planejamento e cronograma. Agregamos assim, a partir da extensão, o ensino, apesquisa, a gestão por meio da Educação Patrimonial sob o olhar da História em um diálogo e ações multidisciplinares junto ao projeto Institucional Geoparque.Ainda destacamosque este projeto se inclui como atividade da comissão de Educação no Projeto Geoparque, que conta com a participação direta da área de Comunicação, com o apoio da Pró Reitoria de Extensão da UFSM, especialmente com apoio dos(as) alunos(as) bolsistas.
RESULTADOS ESPERADOS
-Realização de práticas que valorizem a Educação Patrimonial de acordo com os objetivos implementados pelos Municípios integrados noCONDESUS Quarta Colônia e assim no Projeto Geoparque;
- Preservar a memória do presente e do passado por meio de atividades educativas, constituindo um acervode forma participativa e comunitária;
-Promoção do ensino e aprendizagem em época de isolamento social em que a história seja a motivação e o despertar para avalorização regional e o seu patrimônio como um todo;
-Integração Ensino Superior, Ensino Básico e formação continuada;
-Colaboração da área de Humanidades noenfrentamento do período de isolamento social;
-Proporcionar uma vivência educativa no grupo social familiar em um momento de isolamento social e de enfrentamentode uma pandemia, em que todos possam interagir e produzir conhecimento sabendo disso;
- Ampliação do diálogo entre gerações, entre escola e universidade, entreescola, universidade e comunidade;
-Organização de exposição dos resultados construídos junto as Escolas;
-Produção de conhecimento a partir da extensão, comprevisão de publicação de livro e/ou de inserção das atividades e/ou resultados junto as páginas onlinede Escolas e/ou Municípios e/ou CONDESUS Quarta Colônia eGeoparque/UFSM;
-Preservar a memória do presente e a do passado, sendo um bem patrimonial da comunidade, com o fim de que fique registrado e guardado;
-Colaborar no registro da realidade vivida pela comunidade, para averiguar quais os problemas a serem enfrentados/resolvidos e as soluções encontradas para enfrentardificuldades para que sirvam de auxílio a políticas públicas locais e regionais;
-Estímulo para a criação dos Arquivos Históricos Municipais ou Centros de Memória e Cultura;
-Colaborar na integração epercepção da relação entre preservação, Educação Patrimonial e desenvolvimento regional sustentável para a efetivação do projeto Geoparque Quarta Colônia;
-Produção de Relatório.
PERÍODO PREVISTO DE EXECUÇÃO DO PROJETO
-Junho à Dezembro de 2020.