PROJETO INSTITUCIONAL GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA (Registro 053416)

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO

CENTRO DE CIÊNCIA SOCIAIS E HUMANAS

 

PROJETO INSTITUCIONAL GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA

(Registro 053416)

 

 

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM TEMPO DE PANDEMIA - ATIVIDADES JUNTO AS ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS VINCULADOS AO PROJETO INSTITUCIONAL

GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA

(Registro 054242)

RESUMO

A proposta de “Atividades não Presenciais”, numa perspectiva de Educação Patrimonial, partiu de inciativa do trabalho conjunto entre um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM) e com a maioria das Secretarias de Educação dos Municípios do CONDESUS-Quarta Colônia que estão vinculadas ao Projeto Geoparque Quarta Colônia. A partir de uma perspectiva de Educação Patrimonial enquanto uma política que norteia os pressupostos de uma educação que valoriza o sentido de pertencimento da comunidade ao seu local/região, tanto enquanto território integrado ao meio ambiente, a sociedade ali formada, a sua cultura e história, bem como visando uma educação que propícia uma consciência de responsabilidade para a preservação, para o desenvolvimento sustentável e inovador, organizamos uma proposta geral para ações, especialmente no período de isolamento social provocado pela Pandemia do COVID19. Nesse sentido, neste momento que vivemos uma realidade e experiência que não imaginávamos que fosse acontecer em pleno século XXI, nos motiva a pensarmos que a sociedade pós-pandemia, independentemente da região, não será a mesma. Muitas incertezas passam a fazer parte de nossas preocupações, mas ao mesmo tempo, aprendendo com a história de quem sofreu no passado grandes epidemias e guerras, a reconstrução se fundamentou muito na educação, na importância dos valores humanos construídos e solidificados com o tempo, que motivaram e deram sentido à vida em comunidade, a sua organização e planejamento conjunto. Para tanto, partindo das perspectivas do Projeto Geoparque e de suas ações no que tange a Educação Patrimonial, como também do Programa de Extensão Patrimônio Histórico, Memória, Educação e Preservação (Registro CCSH: 053499) que desenvolvemos desde 2015, junto a região da Quarta Colônia, propomos o presente projeto.Assim, sendo, o projeto visa colaborar com as Secretarias de Educação e/ou escolas municipais e/ou estaduais, visando a preservação da memória do presente e do passado, enquanto práticas norteadoras da aprendizagem nos diversos níveis do ensino e sua interação com a comunidade (âmbito familiar ou do grupo social em que os/as alunos/as convivem). Ou seja, uma prática que envolve escola e família/comunidade. Além disso, cada Município que aderir ou escola, definirá suas ações de acordo com sua realidade, projeto pedagógico e cronograma. Também estão previstos que os resultados destas atividades didáticas deverão ser preservados no acervo da escola e/ou do município; que se organize exposições dos trabalhos; que se divulgue no site da Secretaria e/ou nas redes sociais e/ou na Universidade e/ou CONDESUS, na perspectiva da Educação Patrimonial junto ao projeto Geoparque Quarta Colônia.

COORDENAÇÃO GERAL E EQUIPE GESTORA

Universidade Federal de Santa Maria:

-Profa. Dra. Maria Medianeira Padoin

-Prof. Dr. Flavi Lisboa Filho

-Acadêmico Sérgio Marques

-Acadêmico Higor Xavier Barbosa

-Servidoras, egressas(os) e alunas do Pós-graduação em Patrimônio Cultural

Secretarias de Educação dos Municípios de:

  1. Agudo
  2. Dona Francisca
  3. Faxinal do Soturno
  4. Ivorá
  5. Nova Palma
  6. Silveira Martins
  7. São João do Polêsine
  8. Restinga Sega

PÚBLICO ALVO

- Escolas das Redes Municipais e Estaduais;

- Gestores e docentes;

- Adultos, Crianças, Adolescentes e Idosos;

- Discentes do Ensino Básico, Ensino Superior e Pós-Graduação.

OBJETIVOS

 -Incentivar práticas e a valorização da educação patrimonial em um momento de isolamento social a partir da área de Humanidades e nesta a História, em umdiálogo multidisciplinar em colaboração com as Secretarias Municipaise o Projeto Institucional Geoparque;

 - Reservar a memória do presente por meio de atividadeseducativas;

- Promover o ensino e aprendizagem em época de isolamento social em que a História seja a motivação e o despertar para a valorização da história regional ede seu patrimônio como um todo;

- Desenvolvimento de ações do Projeto Institucional do Geoparque Quarta Colônia;

- Integrar Ensino Superior, Ensino Básico e formaçãocontinuada;

- Colaborar a partir da área de Humanidades no enfrentamento do período de isolamento social;

- Ação de Educação Patrimonial como auxilio no enfrentamentode época de isolamento social devido a pandemia do Covid-19;

 - Promover o diálogo entre gerações, entre escola e universidade, entre escola, universidade e comunidade;

- Colaborar em levantamentode questões e dados para implantação de políticas públicas locais e regionais;

- Preservar a memória do presente e do passado dos indivíduos e da coletividade naconstrução do acervo histórico de cada município da região;

- Integrar graduação, pós-graduação, servidores e comunidade a partir da extensão;

- Valorizar as ações realizadas nas escolaspor meio da divulgação online, de publicação e exposição como ações de extensão de Educação Patrimonial no âmbito do Projeto Geoparque Quarta Colônia.

JUSTIFICATIVA

Pensando no Projeto Institucional Geoparque e nas ações de Educação Patrimonial que também perpassam os projetos pedagógicos e/ou os currículosescolares, e sendo da área de História, resolvemos, a partir de contatos com docentes(egressos da UFSM ou alunos de pós graduação) e secretárias de Educação, propor uma ação que congrega o registro atual do momento presente visando tanto a preservação das percepções, dostestemunhos de quem experimenta/vivencia a pandemia do COVID-19, como o levantamento das problemáticas enfrentadas e as soluções que a comunidade no seu âmbito doindividual, do pequeno grupo, da família vivencia. Além disso, e depois deste registro, uma segunda etapa em que se procura incentivar o registro e valorização damemória dos mais velhos que convivem neste espaço do privado (da família, do grupo social), utilizando-se de fontes fotográficas, documentais, registros orais e deimagem. Ou seja, promover também o diálogo, a participação e a valorização das relações humana entre as gerações. Assim, no âmbito de atividades com os alunos(as)e docentes propor ações/atividades específicas em que alunos(as) participem com os seus familiares ou grupo em que estão convivendo na produção da história presente e dahistória que parte da memória, construindo o registro de sua história, de seu grupo e assim de seu Município. Posteriormente, no período de retorno as atividadespresenciais, a organização de apresentações destes trabalhos, exposições e seleção de trabalhos para exposição em evento que agregue toda a Quarta Colônia, como oPalio Dia, por exemplo e/ou na JAI/UFSM/Extensão). Além disso, especialmente com a participação da área de Comunicação, possamos organizar divulgações online destas atividades e resultados. Para tanto, este é um projeto geral, como guarda-chuva, em que estão sendo agregados outros subprojetos, como por exemplo de alunas e alunos do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, que pertencem a região e possuem projetos que envolvem a Educação Patrimonial e o Geoparque.  Alémdisso, cada Município que aderir ou Escola, definirá suas ações de acordo com sua realidade, planejamento e cronograma. Agregamos assim, a partir da extensão, o ensino, apesquisa, a gestão por meio da Educação Patrimonial sob o olhar da História em um diálogo e ações multidisciplinares junto ao projeto Institucional Geoparque.Ainda destacamosque este projeto se inclui como atividade da comissão de Educação no Projeto Geoparque, que conta com a participação direta da área de Comunicação, com o apoio da Pró Reitoria de Extensão da UFSM, especialmente com apoio dos(as) alunos(as) bolsistas.

RESULTADOS ESPERADOS

-Realização de práticas que valorizem a Educação Patrimonial de acordo com os objetivos implementados pelos Municípios integrados noCONDESUS Quarta Colônia e assim no Projeto Geoparque;

- Preservar a memória do presente e do passado por meio de atividades educativas, constituindo um acervode forma participativa e comunitária;

 -Promoção do ensino e aprendizagem em época de isolamento social em que a história seja a motivação e o despertar para avalorização regional e o seu patrimônio como um todo;

 -Integração Ensino Superior, Ensino Básico e formação continuada;

 -Colaboração da área de Humanidades noenfrentamento do período de isolamento social;

 -Proporcionar uma vivência educativa no grupo social familiar em um momento de isolamento social e de enfrentamentode uma pandemia, em que todos possam interagir e produzir conhecimento sabendo disso;

- Ampliação do diálogo entre gerações, entre escola e universidade, entreescola, universidade e comunidade;

-Organização de exposição dos resultados construídos junto as Escolas;

-Produção de conhecimento a partir da extensão, comprevisão de publicação de livro e/ou de inserção das atividades e/ou resultados junto as páginas onlinede Escolas e/ou Municípios e/ou CONDESUS Quarta Colônia eGeoparque/UFSM;

-Preservar a memória do presente e a do passado, sendo um bem patrimonial da comunidade, com o fim de que fique registrado e guardado;

 -Colaborar no registro da realidade vivida pela comunidade, para averiguar quais os problemas a serem enfrentados/resolvidos e as soluções encontradas para enfrentardificuldades para que sirvam de auxílio a políticas públicas locais e regionais;

-Estímulo para a criação dos Arquivos Históricos Municipais ou Centros de Memória e Cultura;

-Colaborar na integração epercepção da relação entre preservação, Educação Patrimonial e desenvolvimento regional sustentável para a efetivação do projeto Geoparque Quarta Colônia;

-Produção de Relatório.

PERÍODO PREVISTO DE EXECUÇÃO DO PROJETO

-Junho à Dezembro de 2020.

PROPOSTA DE ATIVIDADES PRÁTICAS NA QUARENTENA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

RESTINGA SÊCA

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

PROPOSTA DE ATIVIDADES PRÁTICAS NA QUARENTENA

EM TEMPOS DE QUARENTENA...717 melhores imagens de Imagens em 2020 | Imagens, Clipart vetor e ...JULHO 2020...

QUERIDO DIÁRIO

HOJE DIA:____/____/____

-VENHO AQUI DESCREVER OU ILUSTRAR COMO ESTOU VIVENDO E ME SENTINDO NESSE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL, QUE NÃO POSSO IR À ESCOLA, POR CAUSA DO COVID-19.

-PINTANDO OS QUADROS DAS EMOÇÕES (que pode ser mais de 1) direi sobre como estou me sentindo:

Face Amarela Feliz Do Sorriso Ilustração Stock - Ilustração de ...FELIZ

-Porque você está FELIZ?

-Quem são as pessoas que estão em casa com você?

-O que você tem feito?

.

APAIXONADO POR F-1 - O SEU BLOG DA VELOCIDADE: CARINHA DO BLOG ...

TRISTE

-Porque você está TRISTE?

-Quem são as pessoas que estão em casa com você?

-O que você tem feito?

-Que dificuldades você está encontrando?

 

67 melhores imagens de Cara de louco em 2020 | Emoticons ...

ZANGADO

-Porque você está ZANGADO?

-Quem são as pessoas que estão em casa com você?

-O que você tem feito?

-Que dificuldades você está encontrando?

Pin em noite bao

COM

SAUDADES

-Do quê e de quem você está com SAUDADES?

-Quem são as pessoas que estão em casa com você?

-O que você tem feito?

-Que dificuldades você está encontrando?

-Vou desenhar ou descrever a opção que escolhi acima👆 Dorso Da Mão Com Dedo Indicador Apontando Para Cima Emojino quadro abaixoDown Index Emoji [Download iPhone Emojis] em 2020 | Arabesco png, Png:

-AGORA IREI USAR A IMAGINAÇÃODown Index Emoji [Download iPhone Emojis] em 2020 | Arabesco png, Png

-ESCOLHI UMA JANELA DA MINHA CASA!

OLHEI PARA A PAISAGEM QUE ESTÁ LÁ FORA, OUVI, OBSERVEI O QUE HÁ ALI. O QUE NÃO HÁ?    -  D E S E N H E I!  -

-EM UMA HORA, RETORNEI A JANELA. O QUE MUDOU?

-E SE EU ESTIVESSE FAZENDO ESSE DESENHO, ANTES DA PANDEMIA, COMO SERIA?

-VOU DESENHAR ISSO COM UMA COR DIFERENTE DA QUE DESENHEI ANTES, CERTO!

EM TEMPOS DE QUARENTENA...717 melhores imagens de Imagens em 2020 | Imagens, Clipart vetor e ...AGOSTO 2020...

QUERIDO DIÁRIO

HOJE DIA:____/____/____

-VOU CONTAR A VOCÊ A HISTÓRIA DA MINHA FAMÍLIAE/OU GRUPO SOCIAL DE MINHA CONVIVÊNCIA, ATRAVÉS DA ÁRVORE GENEALÓGICADown Index Emoji [Download iPhone Emojis] em 2020 | Arabesco png, Png

14 Atividades com Árvore Genealógica para Imprimir em 2020 (com ...

-👆 Dorso Da Mão Com Dedo Indicador Apontando Para Cima EmojiMAIS UM POUCO SOBRE AS PESSOAS DA MINHA FAMÍLIA!

FAMILIAR

DATA E LOCAL NASCIMENTO

ORIGEM

PROFISSÃO

Pai:

Mãe:

Avô Paterno:

Avô Materno:

Avó Paterna:

Avó Materna:

 

-PESQUISANDO DESCOBRI QUE A MINHA FAMÍLIA TEM UNS COSTUMES QUE VEM LÁ DOS MEUS BISAVÓS,TATARAVÓS... QUE É PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, ENTÃO VOU CONTAR:

UMA RECEITACULINÁRIA 👉 Dorso Da Mão Com Dedo Indicador Apontando Para A Direita Emoji

UMA CRENÇA👉 Dorso Da Mão Com Dedo Indicador Apontando Para A Direita Emoji

UM REMÉDIO CASEIRO👉 Dorso Da Mão Com Dedo Indicador Apontando Para A Direita Emoji

UMA HISTÓRIA👉 Dorso Da Mão Com Dedo Indicador Apontando Para A Direita Emoji

-TIVE PENSANDO... TEM PESSOAS QUE MORAM A VIDA TODA NO MESMO LUGAR, E OUTRAS QUE SE MUDAM VÁRIAS VEZES, NÃO É?

(  ) SIM OU

(  ) NÃO

-E TAMBÉM TEM QUEM MORA NA RUA DE CIMA, NA RUA DE BAIXO OU NO CENTRO, OU EM OUTRO BAIRRO, OU NO INTERIOR E ELES SABEM M U I T O SFATOS (HISTÓRIAS) DO PASSADO DA NOSSA CIDADE.

-EU  CONHEÇO ALGUËM ASSIM, QUE É:

-SEUS NOMES?👉 Dorso Da Mão Com Dedo Indicador Apontando Para A Direita Emoji

-SUAS IDADES?👉 Dorso Da Mão Com Dedo Indicador Apontando Para A Direita Emoji

-E SOBRE O NOSSO MUNICÍPIO, ELE É O LUGAR ONDE MORAMOS, E QUE DEVEMOS VALORIZAR E NOS ORGULHARMOS.

-PENSANDO SOBRE OS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE..

- OS 4 PONTOS TURÍSTICOS QUE MAIS GOSTO, SÃODown Index Emoji [Download iPhone Emojis] em 2020 | Arabesco png, Png:

- UM LUGAR QUE JÁ VISITEI NA QUARTA COLÔNIA, FOI...Down Index Emoji [Download iPhone Emojis] em 2020 | Arabesco png, Png

- SOBRE O ARTISTA RESTINGUENSE, IBERÊ CAMARGO, SEI QUEDown Index Emoji [Download iPhone Emojis] em 2020 | Arabesco png, Png:

- AS VEZES PARECE QUE TUDO É IGUAL, NÃO É?

-SERÁ QUE O LUGAR QUE HABITAMOS É SEMPRE IGUALEmoticon - pensando ilustração stock. Ilustração de expressão ...OU É O NOSSO OLHAR QUE SE ACOSTUMOU?

-ESCOLHI UM CANTINHO QUE  MAIS GOSTO DA MINHA CASA E O FOTOGRAFEI EM CINCO ÂNGULOS DIFERENTES.

Emoticon de Selfie ilustração do vetor. Ilustração de sinal - 71113666Fotógrafo Ilustração e Clip Arte.95.449 Fotógrafo Ilusrações e ...Fotógrafo Do Emoticon Que Toma A Ilustração Dos Desenhos Animados ...

AGORA COLOQUEI ESSE QUADRO ABAIXO SOBRE O CELULAR, RABISQUEI AS LINHAS DO QUE VI E COMPLEMENTEI COM UMA PALAVRA OU FRASE O PORQUÊ DA MINHA  ESCOLHA, A CADA FOTO, TROQUEI A COR DO LÁPIS, VEJA QUE LEGAL Down Index Emoji [Download iPhone Emojis] em 2020 | Arabesco png, Png.

-ÂNGULO 1

-ÂNGULO 2

-ÂNGULO 3

-ÂNGULO 4

-ÂNGULO 5

Deseja entrar em contato com a Prefeitura, clique no botão ao lado... Fale Conosco