Notícias
Administração Municipal realiza reunião para tratar sobre a estiagem
Falta de volumes consideráveis ocasiona perdas irreparáveis na safra 2025
30 janeiro 2025
Com o objetivo de reunir dados a respeito das perdas estimadas da safra 2025, nesta quinta-feira, 30, a administração municipal se reuniu com a Emater, associações, cooperativas e produtores rurais de Restinga Sêca. O encontro ocorreu no espaço coworking da Estação Férrea.
O baixo índice pluviométrico registrado no ultimo trimestre de 2024 e no primeiro mês de 2025, segundo os produtores, é responsável pelo episódio mais grave de estiagem no Município nos últimos anos. Na safra do soja, por exemplo, o dado parcial informado pelo chefe do escritório da Emater/Ascar, Rodrigo de Oliveira, dá conta de uma perda de cerca de 50% da lavoura, representando o prejuízo de R$ 85 milhões.
O levantamento dá conta, em alguns casos, de perda total dos cultivares. Há mesmo casos em que a irrigação das plantações havia sido postergada, a fim de garantir a manutenção das mesmas após a primeira irrigação, no entanto, a previsão do tempo associada ao calor intenso registrado tem dificultado a ação dos produtores, no intuito de mitigar o prejuízo.
Com os dados coletados com auxílio da Emater e dos produtores, o Município de Restinga Sêca redigirá o decreto de situação de emergência, visando o o reconhecimento por parte do Governo do Estado e tratará da questão para sanar os prejuízos da falta de chuvas.
O Prefeito Norton Soares ainda colocou as equipes das secretarias de Obras e Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente à disposição dos produtores, para atendimento a possíveis demandas que ocorram devido à escassez e também projetou q criação de política pública que dê maior atenção às propriedades.
Mais Notícias
Acompanhe outras notícias abaixo