Ano Letivo Municipal Inicia com Palestra Motivacional e Boas Vindas aos Professores e Funcionários

A Secretaria de Educação de Restinga Sêca realizou a abertura oficial do ano letivo de 2018. O evento, que ocorreu na segunda-feira (19), contou com a presença do prefeito em exercício Vilmar João Foletto, da Secretária da Educação Antonina Garcia Cavalheiro, da Presidente do Conselho Municipal de Educação - professora Adriana Cassol Heinsch, e dos demais integrantes da Secretaria de Educação do município.

A palestra foi conduzida pelo professor Jeferson Cappellari, 
graduado e pós-graduado em Educação Física, especialista em Gestão de Pessoas, formação em Psicologia Transpessoal, Parapsicologia e mestre em Reiki Quântico, com experiência em estudos voltados a neurociência, microexpressões faciais, inteligência emocional e social. Capellari abordou sobre a importância de nos relacionarmos em comunidade apoiando os valores humanos como o amor, a bondade e o respeito.

O prefeito em exercício, Vilmar João Foletto, destacou a importância do professor e a grande responsabilidade que possuí na vida dos alunos e da comunidade escolar. “O professor é responsável por boa parte das pessoas que estão em desenvolvimento, que são nossas crianças e, nas mãos dos alunos, está o futuro do nosso município e do nosso Brasil. Por isso, o professor tem uma grande responsabilidade dentro da sociedade. Que a paciência e o amor possam andar de mãos dadas neste ano letivo!”, concluiu Foletto.

A Secretária de Educação, professora Antonina Garcia Cavalheiro, falou sobre a relevância do papel do professor na comunidade escolar e tratou sobre o trabalho realizado pela Secretaria e da Base Nacional Comum Curricular. Na oportunidade, a Secretária desejou boas vindas aos professores e afirmou que, “as escolas estão prontas para receber os alunos com carinho e expectativa de um excelente ano letivo”.

A presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), professora Adriana Cassol Heinsch, falou sobre o valor do CME dentro do processo curricular e disponibilizou o Conselho para colaborar com as escolas na solução ou prevenção de problemas. “É com a colaboração de todos que se realiza um ótimo trabalho” afirmou Adriana.

Também esteve presente o presidente do legislativo, o vereador Mauro França da Costa, que destacou o professor como destaque na formação dentro da sala de aula e convidou os professores para um diálogo aberto com os vereadores. Restinga Sêca, atualmente, conta com cerca de 1.500 alunos matriculados entre as escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Para receber os estudantes, a Secretaria de Educação contou com a parceria da Secretaria de Obras para realizar pinturas em salas de aulas, como nas escolas Leonor Pires de Macedo e Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann.. Também, foi construído um abrigo de proteção para gás na Escola de Educação Infantil Gente Inocente.

Neste ano foi realizada a adesão do Programa Mais Alfabetização, FNDE/MEC, no qual as escolas do município serão beneficiadas, tendo como objetivo apoiar essas instituições de ensino no processo de alfabetização dos alunos de primeiro e de segundo anos do Ensino Fundamental.

Texto e Fotos: Geziel Soares