Formigueiro e Paraíso do Sul Passarão à Jurisdição Eleitoral a Restinga Sêca

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul - TRE/RS obteve êxito na preservação da maior parte das zonas eleitorais, dentre as cerca de 50 ameaçadas de extinção no estado, após a determinação nacional de rezoneamento por novos critérios estipulados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A manutenção da 157ªZE, sediada em Restinga Sêca, foi uma dessas conquistas, oficializada por meio da Resolução TRE-RS nº 297/2017 - editada após cuidadoso estudo pelo TRE/RS das possibilidades de adequação e sempre visando evitar as extinções -, com o remanejamento, à sua jurisdição, dos municípios de Formigueiro e Paraíso do Sul, a partir de 31 de outubro de 2017.

Paraíso do Sul antes pertencia à 119ª ZE, sediada em Faxinal do Soturno, a qual contava com sete municípios (agora serão seis). Essa mudança ameniza o alto volume de trabalho naquela zona eleitoral. A ligação entre Paraíso do Sul e a vizinha Restinga Sêca se dá por via asfaltada, e se buscará também viabilizar atendimento itinerante (Justiça Eleitoral Presente - JEP), regularmente, para os eleitores paraisenses.

O eleitorado de Formigueiro pertencia à 082ª ZE, com sede em São Sepé. Sua realocação para a 157ª ZE Restinga Sêca, além de viabilizar a manutenção desta unidade eleitoral de acordo com os critérios estabelecidos pelo TSE, reduz o volume de trabalho da 082ª ZE, que já conta com os Municípios de São Sepé e Vila Nova do Sul. Ainda, não haverá prejuízo ao atendimento de eleitores de Formigueiro, já que a distância entre o Município e Restinga Sêca é ligeiramente menor que a distância até São Sepé, e conta com linhas de ônibus diárias.

O Cartório da 157ª Zona Eleitoral já se prepara para esse novo desafio, com o objetivo de atender com eficiência seus novos e antigos eleitores, partidos políticos, e demais clientes desta justiça especializada. Para isso, conta com o apoio e compreensão das comunidades envolvidas, fundamentais também na organização e realização das eleições. Está à disposição do público, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 17h, na Rua Edmundo Bischoff, 318, sala 1, em frente ao Fórum de Restinga Sêca. Telefone (55) 3261-1261.

Fonte: Cartório Eleitoral de Restinga Sêca 

Deseja entrar em contato com a Prefeitura, clique no botão ao lado... Fale Conosco