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P.A. do Hospital São Francisco tem média de 2 mil atendimentos mensais
27 fevereiro 2024
Relatório preparado pelo hospital São Francisco para avaliação pela Comissão de Acompanhamento de Contrato (CAC) relativo ao último trimestre de 2023 demonstra que a instituição de saúde atende, em média, quase dois mil pacientes por mês.
Desde 29 de setembro, o plantão adota um protocolo de classificação de risco para os atendimentos, uma das exigências do novo contrato entre prefeitura e hospital. O protocolo, utilizado em plantões hospitalares de todo o mundo, tem como critério para definir as situações prioritárias para atendimento a avaliação do grau de risco do paciente. Isso significa que pacientes em situação mais grave precisam ser atendidos primeiro, independente de ordem de chegada. A classificação só pode ser feita por profissional enfermeiro.
O relatório de classificação de risco do último trimestre de 2023 demonstra que o plantão atendeu 1.823 pacientes em outubro, 1.841 em novembro e aumentou para 1.963 em dezembro. Do total de atendimentos do período, 59% foram casos com pouca urgência, 18,4% foram pacientes em situações não urgentes, 13,6% urgentes, 6,8% muito urgentes e 2,2% foram classificados como emergência.
O protocolo de classificação de risco do hospital segue os seguintes parâmetros:
1) Paciente classificado como vermelho: emergência - necessita de atendimento imediato;
2) Paciente classificado como laranja: muito urgente - pode aguardar até 10 min;
3) Paciente classificado como amarelo: urgente - pode aguardar até 50 min;
4) Paciente classificado como verde: pouco urgente - pode aguardar até 120 min;
5) Paciente classificado como azul: não urgente - pode aguardar até 240 min.
Os pacientes classificados nas cores verde e azul, maioria dos casos, são situações que, pela pouca gravidade, deveriam buscar atendimento nos postos de saúde, pois são casos para o nível de atenção primária.
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