Prefeitura inicia microchipagem de cavalos

Na tarde desta segunda-feira, 6, a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente iniciaram o serviço de microchipagem de grandes animais.

O cavalo Valentin, de propriedade do senhor Elvino Barcelos Ferreira, foi o primeiro equino do município a receber a identificação através de microchip. Antes disso, os gatos Momoso e Tom, castrados na última sexta-feira, 3, pelo serviço de esterilização e controle populacional de animais, também já receberam a microchipagem.

 “A expectativa é que a responsabilização dos proprietários através da identificação dos animais por microchipagem seja eficiente no combate ao abandono, facilite a identificação de animais perdidos e reduza a circulação de grandes animais pelas vias públicas”, destacou a veterinária Giliara Saldanha, Diretora Geral da Vigilância em Saúde do Município.

O senhor Elvino Ferreira, proprietário do cavalo Valentim, elogiou a iniciativa. "É muito importante, pois em caso de um dia o animal se perder a gente tem como recuperar mais rápido. Eu já tive um cavalo roubado e não encontrei mais, então eu fiquei bem satisfeito com esse serviço e agradeço à equipe que veio aqui fazer esse trabalho" - comentou.

 A veterinária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Tassiele Senger Kaiser, foi a responsável pela implantação do dispositivo no animal. Na mesma tarde também houve a implantação de microchip no cavalo Gateado, de propriedade do senhor Romualdo Cesar da Silva. Atualmente, 40 cavalos são cadastrados pela Prefeitura, sendo todos eles criados em território urbano. Conforme a Lei Municipal nº 3.041, de 17 de julho de 2014, o registro é obrigatório para cavalos da zona urbana.

Participaram do ato da primeira microchipagem em equinos o proprietário do Valentin, senhor Elvino Barcelos Ferreira; a diretora da vigilância em saúde, Giliara Saldanha da Silva; a veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Tassiéli Senger Kaiser; a secretária de saúde, Jocelaine Brauner; o chefe do setor de zoonoses, Éviton Vanderlei F. da Silva; o técnico agrícola da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Restinga Sêca, Ricardo da Silveira Moraes; e o vereador e servidor municipal, Norton Soares.