Notícias
Serviço de castração completa 4 anos com 1.500 animais esterilizados
Iniciativa visa promoção de saúde animal e também reduzir exposições de risco à saúde humana
03 julho 2024
Neste dia 3 de julho de 2024, o Serviço Municipal de Esterilização e Controle Populacional de Animais, ou como popularmente ficou conhecida, a Clínica de Castração de Restinga Sêca completa 4 anos.
Com foco na castração de animais de rua, resgatados, comunitários ou para famílias carentes, o serviço atingiu a marca de 1.500 animais esterilizados, representando 27 mil natalidades a menos, de animais que eventualmente poderiam estar em condições de vulnerabilidade. Este dado também representa maiores condições de salubridade, prevenção de doenças e aumento da expectativa de vida dos pets, além de apresentar uma melhora comportamental, em especial de cães e gatos machos.
Atuando na clínica desde o início do serviço, a médica veterinária Tassiéli Senger Kaiser relembra a trajetória e celebra a marca atingida:
“Foi bastante desafiador, pois são poucos municípios no Estado que possuem clínica de esterilização, então tivemos que buscar modelos e adaptar à nossa realidade, até chegar ao que temos hoje. Ao longo dos anos, fomos aperfeiçoando nossas técnicas e hoje temos muito orgulho de realizar castrações minimamente invasivas nas fêmeas com útero saudável, finalizando a cirurgia apenas um ponto de sutura, o que agiliza o trabalho e facilita a recuperação e os cuidados pós operatórios em casa. No dia de hoje é com grande alegria que atingimos o número de 1.500 castrações, isso significa muitos animais a menos no município, levando em conta que uma fêmea de cadela pode gerar em média 20 crias por ano, e esse é o nosso objetivo maior, a redução da população de cães e gatos, é um trabalho contínuo e que trará grandes resultados a longo prazo. Agradeço em especial a equipe maravilhosa que faz tudo isso ser possível.”.
Além de Tassiéli, a equipe é composta pela também Médica Veterinária Gleissiane Pinto Rodrigues e pela estagiária Syanne Grossi.
O serviço é agendado mediante realização de protocolo de solicitação, endereçado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, seguindo critérios estabelecidos. Para mais informações a respeito dos critérios de castração, ligue 3261-3200 ou compareça à Prefeitura.
Mais Notícias
Acompanhe outras notícias abaixo
